Diocese de Humaitá-AM no dia 06 de abril de 2025, participa do Rito de Passagem a Porta Santa Jubilar da Arquidiocese de Porto Velho. São 100 Anos de Vida e Missão neste Altar Amazônico, testemunho de uma Igreja Missionária e Sinodal.
A Diocese de Humaitá na década de 50 fazia parte da Missão da Arquidiocese de Porto Velho, que hoje continua acolhendo e cuidando da Formação dos Seminaristas, da Formação contínua dos Leigos, assessorando encontros e retiros com a presença dos padres, religiosas e leigos que aqui somam na ação evangelizadora da Igreja.
Agradecemos imensamente Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, e ao Padre Geraldo Pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, por esse momento singular, para fortalecermos o diálogo e alimentado pelo Pão Eucarístico renovarmos nosso Sim Missionário.
A peregrinação teve sua origem na Praça da Matriz, saindo as 6h da manhã com a presença de 250 pessoas distribuídas em três ônibus, um microônibus, uma van, e em carros particulares, realizando uma manhã fervorosa de oração e animação.
Ao chegarmos na Arquidiocese fomos acolhidos por Dom Fontinele, Padre Geraldo Siqueira e toda a equipe com um delicioso café da manhã. Em seguida, todos os Presbíteros da Diocese de Humaitá, juntamente com Dom Fontinele atenderam as Confissões no Auditório Dom João Costa. As 11h Dom Fontinele com todo o povo de Deus, Bispos, Padres, Seminaristas, Religiosas Franciscanas de São José, Franciscanas do Apostolado Paroquial, Salvatorianas, deu início ao Rito de Passagem a Porta: Jesus é a Porta! Ele mesmo nos afirmou: “Eu sou a Porta, se alguém entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagens.” (Jo 10,9) Assim nesse tempo quaresmal clamamos: Senhor Jesus, abra-nos a Porta! Precisamos entrar por Ele para chegar ao Pai. A Porta é a Via de Salvação!
Após o Rito, deu-se início a Celebração Eucarística, Igreja lotada, fervorosa, convocando também alguns diocesanos que atualmente residem lá, logo em seguida no refeitório da Catedral foi servido um delicioso almoço a todos, sinal de comunhão e partilha da Igreja Irmã de Porto Velho, contando com uma equipe de organização, na Alegria e na Acolhida Fraterna.
Do Céu para o Altar da Amazônia! Ano Jubilar – Peregrinos de Esperança.