A Diocese de Humaitá nos dias 22 e 23 de abril realizou mais um módulo do Curso de Liturgia com a Assessoria do Frei Faustino Palludo, OFMcap, mestre em Sacra Liturgia, atuando a mais de quarenta anos na equipe de animação litúrgica, já assessorou a Liturgia na CNBB e hoje atua na Arquidiocese de Porto Velho.
Com a sua humildade e simpatia, nos orientou sobre a Pastoral Litúrgica, a animação e os campos de atuação da pastoral Litúrgica, os meios, a ação e a preparação da equipe de celebração.
A pastoral Litúrgica tem sua centralidade em Cristo Bom Pastor! (Jo 14-15) Após a ressurreição Jesus disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21, 16) Hoje a missão de Pedro encontra continuidade nas comunidades pela ação dos agentes de Pastoral: leigos, Padres, Religiosas, Bispo. O sonho de uma liturgia viva, necessita ser bem preparada, refletida, sonhada, estudada, e principalmente rezada com planejamento e organização. A Leccio Divina, reflexão do Evangelho, das leituras, o ensaio do Salmo e cânticos é de suma importância para bem celebrar.
A pastoral é ação de toda a Igreja e dos cristãos a partir da prática de Jesus, voltada para o Anúncio e a Implantação do Reino de Deus. A liturgia é o cume e a fonte de toda ação pastoral da Igreja. (SC 10) E nenhuma pastoral se realiza sem passar pela liturgia. (Puebla 927) A pastoral Litúrgica ao cuidar da participação dos fiéis na celebração, se coloca a serviço dos fins da liturgia: a santificação dos seres humanos e a glorificação de Deus. (SC 7) Se solidifica a partir da visão que temos de Igreja, da teologia da celebração cristã, do compromisso com o Reino de Deus, de solidariedade e Fraternidade. Na experiência celebrativa a Palavra de Deus é proclamada e atualizada pela ação do Espírito Santo e os fiéis participam ativamente na ação celebrada e contemplam as maravilhas do Senhor e cantam suas glórias!
Nossa gratidão a Dom Fontinele por convidar o Frei Faustino e a equipe Diocesana por estar sempre presente nos encontros de animação e planejamento litúrgico.