Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14) – As tentações na missão (Nº 81 H a J)

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade

Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)

As tentações na missão (Nº 81 H a J)

  • Individualismo: é uma atitude que se faz presente nas diversas formas de vida, desde as devoções mais antigas vivenciadas de maneira privatizadas, até os grupos atuais que se definem e se organizam a partir de experiências espirituais intimistas e individualizantes.

Os individualismos religiosos entendem a fé cristã a partir do eu, sem a inclusão do outro. A Igreja não é um grupo de elite, mas a casa de toda a humanidade. “Aprendamos de Jesus a rezar, a perdoar, a semear a paz, a estar junto de quem precisa”.

  • Comunitarismo sectário: são experiências de comunitarismo religioso de característica fundamentalista que se definem em oposição as demais. Seus membros se julgam salvos e melhores que os outros. “No entanto a Igreja é chamada a aproximar-se todas as pessoas, começando pelos mais pobres e aqueles que sofrem.”
  • Secularismo: é a negação da religiosidade do ser humano. É uma tendência que atinge cristãos, leigos e leigas quando assumindo a sua responsabilidade no mundo da família, do trabalho, da cultura e da política, cortam os laços com Deus e com a comunidade eclesial, porém a missão principal da Igreja é evangelizar, levar a boa nova a todos, pois um cristão autêntico testemunha a sua fé e leva a paz aos povos. E não só a paz, mas também amor, bondade, verdade e alegria.

+ Fontinele