Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade
Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)
As tentações na missão (Nº 81 E a G)
- Proposta pelagiana: Busca-se a solução dos problemas confiando apenas na disciplina, na lei, no rigorismo, na restauração de condutas já superadas (o tradicionalismo), sem contar e nem recorrer à graça de Deus. Exagero nas vestes, nas leis, rigorismos, mas sem mudança interior. Volta ao ritualismo e à exterioridade.
- Funcionalismo: Aponta na eficácia, na função, na prosperidade do plano e do organograma pastoral. Os sacramentos e a evangelização se transformam em função burocrática, sem conversão, interioridade, coerência entre o ser e o fazer. A Igreja é transformada numa ONG.
- Clericalismo: O Padre centraliza tudo em sua pessoa e clericaliza os leigos. Por outro lado, há muitos leigos que procuram a clericalização, para não se incomodar, assumem o que é mais cômodo. Falta maturidade e liberdade.
As Comunidades Eclesiais de Base a religiosidade popular, grupos bíblicos e os conselhos pastorais são caminhos de superação do clericalismo.
“Você não pode mudar o vento nem a correnteza, mas pode ajustar as velas e o leme do barco para chegar aonde quiser.” (Confúcio)
+ Fontinele