XVIII Assembleia Diocesana de Pastoral

De 07 a 09 de novembro de 2025, a Diocese de Humaitá realizou sua 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

 

Com a alegria, em sua fala inicial Dom Fontinele enfatizando que “este é um verdadeiro tempo de graça, de escuta, de oração e de discernimento comunitário, […] em que somos chamados a renovar nossa fé e nossa missão, deixando-nos conduzir por Deus, que continua a falar à sua Igreja e a impulsioná-la à saída missionária. ”

 

Durante estes dias, todos os que estavam reunidos em Assembleia foram convidados a refletir o tema: “Sinodalidade com enfoques nas diretrizes gerais da Igreja do Brasil 2025/2028”. A Assembleia foi assessorada pelo Padre André Luiz Bordignon, da Arquidiocese de Porto Velho, que realizou momentos fortes de reflexão sobre como ser uma Igreja Sinodal.

 

No segundo momento, realizou-se um trabalho em grupo, partindo da reflexão sobre a passagem bíblica de Jo 21, 8.11 e sobre o documento final do Sínodo da Sinodalidade, n. 109: “As redes lançadas com a palavra do Ressuscitado permitiram uma pesca abundante. Todos colaboram no arrastamento da rede, Pedro tem um papel particular. No Evangelho, a pesca é uma ação realizada em conjunto: cada um tem uma tarefa precisa, diferente mas coordenada com a dos outros. Assim é a Igreja sinodal, feita de laços que se unem na comunhão e de espaços para a variedade de cada povo e de cada cultura. Num tempo em que muda a experiência dos lugares onde a Igreja está radicada e peregrina, é necessário cultivar de novas formas o intercâmbio de dons e o entrelaçamento dos laços que nos unem, apoiados pelo ministério dos Bispos em comunhão entre si e com o Bispo de Roma.”

 

Durante a missa de encerramento no dia 09, foram instituídos no ministério do Leitorato os candidatos ao Dioaconato permanente os Senhores Adelias de Andrade Castro e Araim José Campos Barbosa, da Área Missionária Santo Antônio – Cachoeirinha. Ao final da Assembleia, foi anunciada a V edição da “Diocese em Missão”, que se realizará na Paróquia São Sebastião – Apuí, em 2026, foi também apresentado o Plano Pastoral Catequético à luz da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Conclui-se com a leitura da carta ao povo de Deus da Diocese de Humaitá, e benção e envio de Dom Fontinele.

 

Gratidão a cada irmão(ã) que participou e colaborou na realização da Assembleia Diocesana!