Diocese de Humaitá Celebra Abertura de Nova Área Missionária

No dia 31 de março de 2025, uma data marcada por alegria e celebração, foi criada a nova área missionária de nossa Diocese, denominada: “Área Missionária Santo Antônio – Cachoeirinha” localizada no município de Manicoré-AM. A celebração contou com a presença do Bispo Dom Fontinele, padres, diácono, religiosa, seminarista e membros das comunidades, que se reuniram para vivenciar esse momento especial para a Diocese de Humaitá, tendo como administrador da Área Missionária, o Padre Fernando Carvalho Brito.

 

A Celebração ocorreu na Igreja onde será a sede, um ambiente repleto de espiritualidade à margem do nosso grandioso Rio Madeira, que serpenteia esta bela região amazônica. A atmosfera festiva refletia o entusiasmo da comunidade, que estava ansiosa por essa nova etapa na trajetória missionária, que trará mais proximidade e união entre as comunidades e seus fiéis.

 

Padre Fernando descreve essa nova área missionária como uma pequena Belém a qual ele diz: “A força que uma lâmpada acesa tem como capacidade de clarear a sua volta, pode até nos parecer pequena, mas oferece a real condição de iluminar aquele pequeno espaço o qual se encontra carinhosamente aquela pequena porção do povo de Deus, em meio a grande e vasta floresta amazônica, às margens do imponente Rio Madeira se encontra uma pequena comunidade o qual podemos chamar de uma pequena Belém ou a nossa Belém.

 

Assim, com a criação da Área Missionária, as comunidades ganham um espaço dedicado à evangelização, formação e fortalecimento da fé, permitindo que mais pessoas possam se envolver nas atividades missionárias e viver seus valores cristãos. Foi um dia histórico, que ficará gravado na memória de todos os presentes, marcando o início de uma nova etapa de esperança e compromisso com a missão, enraizada na rica cultura e nas tradições da Amazônia.

 

Que Santo Antônio, que foi um homem da caridade, apaixonado pelo santo Evangelho de Cristo, nos ajude a entender e a viver os ensinamentos de nosso grande Pastor Cristo Jesus, e a sermos todos juntos um emaranhado de luzes acesas apontando para o Ressuscitado, em meio a grande Selva, a beira do grande rio, lagos e igarapés.