Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz no mundo (Mt 5, 15-14) Entraves à vivência do Cristo como sujeito na Igreja e no mundo (N°133 A e B)

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz no mundo (Mt 5, 15-14)

Entraves à vivência do Cristo como sujeito na Igreja e no mundo (N°133 A e B)

 

O cristão encontra dificuldades pra a vivência da fé de modo integral e integrado. São posições enraizadas na mentalidade e na prática das comunidades que podem chegar a impedir que alguns cristãos leigos sejam verdadeiros sujeitos na Igreja e no mundo.

Alguns entraves:

  1. a) Oposição entre fé e vida;

A fé em Deus se expressa em todas as dimensões da vida: familiar, pessoal comunitária, profissional, sociopolítica e religiosa. Por isso, não podemos separar a fé da vida, mas pela fé podemos realizar ações para a revelação e expansão do Reino de Deus na história. A fé cristã nos impulsiona e convoca a ser verdadeiros sujeitos da evangelização na Igreja e na sociedade.

  1. b) Oposição entre sagrado e profano;

Jesus indica que tudo menos o pecado, pode ser mediação de amor  de Deus. E segundo Santa Teresa de Ávila: “entre as panelas está Deus.” Os cristãos não devem isolar no que é considerado “sagrado”, pelo contrário, devem se integrar e se relacionar em todos os espaços da vida, descobrindo aí os sinais do Reino.

+ Fontinele