Santas Missões Populares

“Corações ardentes, pés a caminho.” Ser missionário é se colocar à disposição de ir ao encontro dos irmãos onde eles estão, deixar tudo, sair de si, quebrar as barreiras do egoísmo que nos fecha no nosso Eu, pois o anúncio do Reino de Deus presente na pregação de Jesus forma o centro do Evangelho e do ministério de Jesus – Mt 9, 35.
A Igreja é a comunidade dos que aceitam a mensagem e querem se comprometer para que ela seja sinal claro do Reino em todas as culturas. Sua força são os Sacramentos e a Palavra. A missão é universal.
A partir desse ideal, que a Diocese de Humaitá se propõe a realizar as Santas Missões Populares em suas paróquias. Assim, no período de 04 a 16 de janeiro de 2024, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, situada no município de Manicoré, ao sul do estado do Amazonas será a paróquia anfitriã, que acolherá os missionários pertencentes as demais paróquias do município (Maria Auxiliadora dos Cristãos e Nossa Senhora Auxiliadora do Uruapiara), bem como missionários advindos das diferentes regiões do Brasil.
A proposta das Santas Missões Populares consiste essencialmente em visitas domiciliares, dirigidas a todos os moradores da Paróquia Nossa Senhora das Dores, tanto aqueles que residem nas comunidades pertencentes a cidade quanto aqueles que moram no interior, com escuta, orações, leitura da palavra de Deus e bênçãos das residências ministrados pelos missionários leigos e/ou consagrados. À frente dos trabalhos missionários, está o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Pe. Slawomir Drapiewski- SDB que destaca a importância da realização das Santas Missões Populares, as quais tem um papel singular nas ações pastorais, sobretudo ao destacar a visita aos doentes, às casas e famílias da cidade e do interior. Portanto, trata-se de um projeto de acolhida e de testemunho de Cristo.
Vale destacar outro ponto importante: o ano vocacional. De fato, o elo entre vocação e missão suscita uma clara consciência do chamado que Deus faz aos batizados: levar a todos a Boa Nova de Cristo Ressuscitado.
Convocamos todos o que queiram participar desse momento ímpar de vivência de fé e testemunho cristão que acontecerá na paróquia de Nossa Senhora das Dores e pedimos orações pelo bom êxito das Santas Missões Populares.