Paróquia Imaculada Conceição (Catedral)

Informações

A PARÓQUIA DE IMACULADA CONCEIÇÃO é onde está a cátedra do bispo e, pode-se dizer que, sua existência como paróquia vem desde o ano de 1889, quando foi instalada como Freguesia, em Humaitá, em 21 de julho e teve como primeiro pároco interino o Padre José Laurindo dos Santos. A ampliação da Igreja Matriz e a inauguração do Patronato como espaço educativo se deram na administração de Dom Miguel. Sua missão, dentre outras coisas, abrangia construir capelas nos lugares onde não havia, para fortalecer a fé cristã católica e escolas para as crianças.

A participação da Igreja no campo social era visível, por isso podemos citar a Cooperativa de Menores dirigido pelo padre Bento Le Fevere, nos domínios dessa paróquia. A Cooperativa de Menores tinha o objetivo de dar apoio ao menor carente ou abandonado, tirando-os da rua e do ócio.

No período de missão de Dom Francisco em Humaitá, a Igreja assumiu sua face mais política da Ação Missionária. Apesar das dificuldades de não ter muitos religiosos e religiosas, era possível contar com um grupo de missionários e missionárias para atender as necessidades imediatas da evangelização dos povos. A presença, por exemplo, da irmã Angélica Toneta, que foi um nome forte na evangelização do Beiradão, no rio Madeira. A área que compreende a BR 319 foi assistida por Frei Bernardino como o responsável pela região.

Outra figura importante nesse contexto foi a Irmã Raquel Oliveira Leal. Ela chegou da Bahia, da Congregação das Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias. Foi convidada pelo bispo para organizar diversas atividades de cunho social na Diocese. O convite feito a ela se deu pela sua vasta experiência no campo da ação social. Ao chegar, foi morar, em companhia da Ir. Angélica, próximo à igreja de São Francisco. Em Humaitá, fez história no Projeto Sócio Educativo e na Pastoral da Terceira Idade. Sua contribuição foi importante e será lembrada na história como uma pessoa que muito fez pela vida e por amor ao próximo.

O Diaconato Permanente surge em 2008, como uma ação evangelizadora. Na época, dez homens casados começaram a se preparar para este ministério. Eram 04 de Humaitá, 04 de Manicoré e 02 em Apuí. Ao longo da formação, os candidatos de Apuí se desenvolveram rapidamente, porém, em Manicoré houve a desistência de dois. Nesse período houve o acompanhamento de seis candidatos que receberam acompanhamento espiritual e teológico por padres e irmãos. Em 2011, quando a Diocese celebrou também seus cinquenta anos de caminhada como Prelazia, tivemos a ordenação diaconal de Rudi Gerhardt.

Na paróquia foram realizadas várias ordenações sacerdotais e também algumas vocações tem surgido ao longo desses sessenta anos. A cada momento vivido nessas ordenações se revigora a vida vocacional religiosa numa esperança de alcançarmos mais operários para a messe. Na comunidade de Santo Antônio aconteceu a ordenação diaconal de Alfredo Souza Silva como Diácono de nossa Diocese, em fevereiro de 2005. Poucos dias antes, a capela tinha recebido um novo piso. Houve muita participação do povo da cidade, pessoas de Manicoré e Porto Velho. Dias depois o diácono Alfredo voltou para Manicoré.

Humaitá

1889

E-mail:

Telefone:

Rua Monteiro, s/n - Centro, Humaitá - AM - Cep: 69800-000

Clero

Comunidades

Celebrações

Outras Atividades