Jhonatan Lopes da Silva

Fase de Formação: 1º ano de Teologia

 

Comunidade de Origem: Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos

 

Testemunho e Motivação Vocacional:

 

Minha vocação nasceu na comunidade de São Raimundo, devido à necessidade de padres para rezar a Santa Missa. Esse período foi uma das primeiras marcas que mais tarde se concretizariam no chamado ao ministério. As orações em família, o incentivo familiar e a vida de amor à Santa Igreja devo muito ao meu pai, que agora está nos braços de Deus, e à minha mãe, mulher forte e cheia de virtudes, que sempre deu seu testemunho de fé.

 

Minha resposta ao chamado se concretiza na Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, paróquia que me acolheu e até hoje me apoia. Minhas motivações sempre foram o chamado de Jesus aos doze apóstolos, que lhes confere os digníssimos dons para governar, ensinar e santificar, realização que se dá através dos sacramentos, em especial a Eucaristia: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19), que é a Aliança, o sacrifício que se renova como fonte de graça para a nossa salvação. Faz-se mister lembrar aquilo que a Carta aos Hebreus nos diz: “Todo pontífice é constituído para oferecer dons e sacrifícios” (Hb 8,3). Oferecer a Eucaristia, que é o próprio Cristo, é um grande mistério que me impulsiona.

 

Para tão grandioso ministério, carrego comigo as sábias palavras do pontífice São João Paulo II, que, na “Pastores Dabo Vobis,” sublinhava com muita maestria que “O próprio Senhor, com a força do seu Espírito, vos chamou para levar, nos vasos de barro da vossa vida simples, o tesouro inestimável do seu amor de Bom Pastor” (N. 82).